COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
PROFESSOR: WIVIAN FÉLIX TURMA: 62.01
Correção de atividades do livro APROVA BRASIL - Editora Moderna
PROFESSOR: WIVIAN FÉLIX
LIÇÃO 5 - p. 42 a 49
Compreendaa) Qual é a tarefa proposta na atividade?
Determinar quem comprou menos carne no açougue, quem conseguirá fazer
mais quibes e o número de quibes que serão feitos a mais.
b) Que frações aparecem na atividade?
c) O que representam essas frações?
Representam a quantidade de carne que Joana, Alice e Beatriz compraram
Representam a quantidade de carne que Joana, Alice e Beatriz compraram
d) Quanto mais carne for comprada, será possível fazer mais ou menos quibes?
Com mais carne será possível fazer mais quibes
Com mais carne será possível fazer mais quibes
Responda
Agora, represente na forma decimal cada uma das frações mencionadas na atividade b) Com base na resposta ao item anterior, responda à primeira questão da atividade.
Beatriz comprou menos carne.
c) Se com 1 kg de carne é possível fazer 10 quibes, quem comprou mais carne poderá fazer quantos quibes?
Como Joana comprou 1,5 kg de carne, poderá fazer 15 quibes.
d) Preencha a frase com a resposta à segunda questão da atividade.
Joana fará mais quibes. Serão 15 quibes no total
ATIVIDADE 2:
Compreenda
a) Qual é a tarefa proposta na atividade?
Determinar a fração do total de pinos que cada jogador derrubou na primeira
rodada do jogo de boliche e quantos pinos foram derrubados por cada um nessa rodada.
a) Qual é a tarefa proposta na atividade?
Determinar a fração do total de pinos que cada jogador derrubou na primeira
rodada do jogo de boliche e quantos pinos foram derrubados por cada um nessa rodada.
b) Quantos são os jogadores? Quem são eles?
Há 6 jogadores: Bernardo, Fernando, Samuel, Leila, Bárbara e Gabriela
Há 6 jogadores: Bernardo, Fernando, Samuel, Leila, Bárbara e Gabriela
c) Quantos pontos cada jogador fez na primeira rodada?
Bernardo: 0,9; Fernando: 0,3; Samuel: 0,6; Leila: 0,7; Bárbara: 0,8; e Gabriela: 1,0.
Bernardo: 0,9; Fernando: 0,3; Samuel: 0,6; Leila: 0,7; Bárbara: 0,8; e Gabriela: 1,0.
d) Quem fez mais pontos? Quantos pontos esse jogador fez?
Gabriela teve a maior pontuação, totalizando 1,0 ponto
Gabriela teve a maior pontuação, totalizando 1,0 ponto
Responda
a) Leia a informação a seguir.
a) Leia a informação a seguir.
O número 0,1 pode ser representado na forma de fração decimal por 10 1 . Do mesmo
modo, o número 0,3 pode ser representado na forma de fração decimal por 10 3 .
modo, o número 0,3 pode ser representado na forma de fração decimal por 10 3 .
• Como você representaria, na forma de fração decimal, a quantidade
de pinos que Bernardo derrubou na primeira rodada?
de pinos que Bernardo derrubou na primeira rodada?
b) Indique a fração decimal do total de pinos que cada jogador derrubou
para responder ao primeiro item da atividade
c) Quantos pinos cada jogador derrubou?
Bernardo derrubou 9 pinos; Fernando, 3; Samuel, 6; Leila, 7; Bárbara, 8; e Gabriela, 10.
Bernardo derrubou 9 pinos; Fernando, 3; Samuel, 6; Leila, 7; Bárbara, 8; e Gabriela, 10.
ATIVIDADE 3
Compreendaa) O que é proposto na atividade?
Identificar a fração que representa a parte colorida de todas as figuras juntas;
verificar se essa fração pode ser representada na forma mista; localizar entre quais números
naturais e consecutivos o número racional representado por essa fração está localizado.
b) Quantas figuras foram apresentadas na atividade?
Foram apresentadas 3 figuras.
Foram apresentadas 3 figuras.
c) Em quantas partes cada figura está dividida?
Cada figura está dividida em 5 partes.
Cada figura está dividida em 5 partes.
d) Identifique quantas são as partes coloridas em cada figura.
As figuras 1 e 2 têm 5 partes coloridas, e a figura 3 tem 3 partes coloridas.
• Que fração representa a parte colorida de todas as figuras juntas?
Compreenda
d) Em quantas partes estão divididos os intervalos entre os números inteiros da reta numérica?
Os intervalos entre os números inteiros estão divididos em 4 partes
c) Represente os números da atividade na forma decimal para responder à primeira questão da atividade.
As figuras 1 e 2 têm 5 partes coloridas, e a figura 3 tem 3 partes coloridas.
b) Que fração representa a parte colorida de cada uma das figuras?
c) Com as frações representadas no item anterior, responda à primeira questão da atividade.
• Que fração representa a parte colorida de todas as figuras juntas?
d) Essa fração pode ser representada na forma mista?
e) Determine a forma decimal da fração e verifique entre quais números naturais consecutivos ela está situada para responder à última questão da atividade.
13: 5 = 2,6
A fração está situada entre os números 2 e 3
13: 5 = 2,6
A fração está situada entre os números 2 e 3
ATIVIDADE 4
a) Qual é a tarefa proposta na atividade?
Determinar a representação decimal dos números que devem ser localizados na
reta numérica; verificar se Pedro localizou os números corretamente e, caso tenha errado,
indicar o erro.
Determinar a representação decimal dos números que devem ser localizados na
reta numérica; verificar se Pedro localizou os números corretamente e, caso tenha errado,
indicar o erro.
b) Quais números a professora pediu que fossem localizados na reta numérica?
c) Quais são os números inteiros que aparecem na reta numérica?
Aparecem os números 0, 1, 2, 3 e 4.
Aparecem os números 0, 1, 2, 3 e 4.
d) Em quantas partes estão divididos os intervalos entre os números inteiros da reta numérica?
Os intervalos entre os números inteiros estão divididos em 4 partes
Responda
a) Que números racionais, representados na forma de fração, podem ser localizados nas partes que dividem o intervalo entre os números 0 e 1?
Indique na reta abaixo
b) Os números que a professora pediu que fossem localizados na reta numérica são maiores ou menores que as frações indicadas no item anterior?
São maiores que as frações do item anterior.
São maiores que as frações do item anterior.
c) Represente os números da atividade na forma decimal para responder à primeira questão da atividade.
d) Com base na resposta anterior, localize os números na reta numérica e responda à segunda questão
da atividade.
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